Bem Vindos Amiguinhos

Minha foto
Oi amiguinhos sou Kerolayne, postei vídeos, tenho histórias e brincadeiras infantis e também confira altas dicas de sites e jogos infantis .... Ah tenho também artesanato infantil. Confira !

Welcome

Welcome


Artes Design Informática

Artes Design Informática
Clique e Acesse Site

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

SmartKids

 

Aprenda mais :SAMBA


Samba
Eu sou o samba
A voz do morro sou eu mesmo sim senhor
Quero mostrar ao mundo que tenho valor
Eu sou o rei do terreiro
Eu sou o samba
Sou natural daqui do Rio de Janeiro
Sou eu quem levo a alegria
Para milhões de corações brasileiros
Salve o samba, queremos samba
Quem está pedindo é a voz do povo de um país
Salve o samba, queremos samba.
(A Voz do Morro - Zé Kétti)
Muitos que lerem esse especial talvez nunca tenham ouvido nem falar dessa música, mas prestem atenção na letra... Ela expressa muito bem o valor que o brasileiro dá a um ritmo que é bem nosso: o Samba!
Além disso, todos sabem que, em qualquer lugar do mundo, falou de samba falou de Brasil, por isso, dia 2 de dezembro foi instituído o Dia Nacional do Samba.
Um pouco da história
O samba surgiu a partir da mistura de uma série de ritmos musicais provenientes da África. Quanto á origem do nome, ainda não há consenso entre os pesquisadores, mas o que se sabe até agora é que tem relação com “semba”, termo ligado às danças típicas tribais do continente. Aqui por nossas terras, o primeiro registro do uso da palavra samba data de 1842.
O ritmo chega na época do Brasil Colônia, com a chegada da mão de obra escrava. O primeiro samba gravado no Brasil foi "Pelo Telefone", composto pelos baianos Mauro de Almeida e Donga em 1917. Este samba marca a história dos ritmos carnavalescos. Nessa época ainda imperavam as marcinhas de salão, mas logo depois o ritmo ganha as ruas e se diferencia nas diversas representações do carnaval do país. Neste período, os principais sambistas são: Sinhô Ismael Silva e Heitor dos Prazeres .
Com a difusão do rádio, na década de 30, o samba chega até os lares e os principais sambistas da época eram: Noel Rosa, com o samba "Conversa de Botequim"; Cartola, autor de "As Rosas Não Falam"; Dorival Caymmi com o famoso samba "O Que É Que a Baiana Tem?"; Ary Barroso com "Aquarela do Brasil" e Adoniran Barbosa com o inesquecível "Trem das Onze".
Entre as décadas de 70 e 80, tem início uma nova geração de sambistas, com estilos diferenciados, mas todos fizeram muito sucesso e podemos destacar: Paulinho da Viola, Jorge Aragão, João Nogueira, Beth Carvalho, Elza Soares, Dona Ivone Lara, Clementina de Jesus, Chico Buarque, João Bosco e Aldir Blanc.
Não podemos deixar de referenciar personagens sambistas que fizeram história: Pixinguinha, Ataulfo Alves, Carmen Miranda (sucesso no Brasil e nos EUA), Elton Medeiros, Nelson Cavaquinho, Lupicínio Rodrigues, Aracy de Almeida, Demônios da Garoa, Isaura Garcia, Candeia, Elis Regina, Nelson Sargento, Clara Nunes, Wilson Moreira, Elizeth Cardoso, Jacob do Bandolim e Lamartine Babo.
Principais estilos de samba
Samba-enredo: tem início na década de 30 e tem esse nome porque a letra do samba tem relação com a temática escolhida pela escola de samba para o desfile. Esses temas geralmente estão ligados a questões socioculturais e define a coreografia e cenografia utilizada pela escola de samba no desfile.
Samba de partido alto: tem letras improvisadas e tentam representar a realidade da população mais carente. Os compositores mais conhecidos desse estilo de samba são: Moreira da Silva, Martinho da Vila e Zeca Pagodinho.
Pagode: é característico da cidade do Rio de Janeiro. Surge na década de 70 e logo ganhou as noites cariocas. Seu ritmo é repetitivo e utiliza instrumentos de percussão e sons eletrônicos. Espalhou-se rapidamente pelo Brasil, graças às letras simples e românticas. Os principais grupos são : Fundo de Quintal, Negritude Jr., Só Pra Contrariar, Raça Negra, Katinguelê, Patrulha do Samba, Pique Novo, Travessos, Art Popular.
Samba-canção: surge na década de 1920, com ritmos lentos e letras sentimentais e românticas.
Samba carnavalesco: são as marchinhas e sambas feitos para dançar e cantar nos bailes carnavalescos. Os mais conhecidos são: Abre alas, Apaga a vela, Aurora, Balancê, Cabeleira do Zezé, Bandeira Branca, Chiquita Bacana, Colombina, Cidade Maravilhosa entre outras.
Samba-exaltação: as letras têm como principal foco a exaltação das maravilhas do Brasil, com acompanhamento de orquestra. O principal destaque deste estilo é "Aquarela do Brasil", de Ary Barroso gravada em 1939 por Francisco Alves.
Samba de breque: é um estilo descontraído em que há paradas rápidas, onde o cantor pode incluir comentários, muitos deles em tom crítico ou humorístico. Um dos mestres deste estilo é Moreira da Silva.
Samba de gafieira: criado na década de 1940 e tem como característica o acompanhamento de orquestra. Rápido e muito forte na parte instrumental, é muito usado nas danças de salão.
Sambalanço: é um estilo de samba com influência do jazz que predominou na década de 50 em boates de São Paulo e Rio de Janeiro. Seu maior representante é Jorge Ben Jor.
Curiosidades
As tradicionais gafieiras, predominantes no Rio de Janeiro na década de 20, eram espaços de danças que ganharam esse nome porque, segundo os mais entendidos, seus frequentadores dançavam de qualquer jeito, cometendo várias gafes. O ritmo é uma mistura de samba e de chorinho.
(fonte: Guia dos Curiosos)

*Atividades para fazer em sala de aula!

*Faça o download do PDF
do especial completo

Animação Infantil Carnaval. Assista aos nossos filmes e desenhos com seus amigos.

Carnaval

Animações Infantis no seu computador!

Toda semana novos jogos educativos, desenhos para colorir e pintar e animações infantis para a família! Baixe agora!

                    

Especial Cara Pintada para crianças. Leitura fácil e divertida para ensinar as crianças.


CARA PINTADA


Cara PintadaMuito além de deixar as pessoas mais bonitas, pintar o rosto e o corpo tem origens históricas e marca a identidade e cultura de vários povos.
Assim, neste especial vamos conhecer um pouco da história do uso da maquiagem e como ela ainda exerce papel importante na vida de pessoas e grupos.
Já nos estudos antropológicos do homem na Pré – História já se percebe a necessidade de enfeitar-se e, de alguma forma diferenciar as pessoas. O homem pré-histórico usavam colares feitos de ossos, roupas feitas de pele de animais e alguns também pintavam seus corpos. O material usado para essas pinturas eram retirados da natureza, basicamente o ocre, que é um tipo de terra fina que contém argila e óxido de ferro hidratado. Por apresentar várias tonalidades era ideal para fazer a diferenciação entre pessoas do grupo.
No Egito essa prática se acentua, sendo rotina para homens e as mulheres o cuidado com a beleza. Existiam produtos e utensílios específicos para maquiagem. Na verdade a maquiagem para os egípcios era um ritual, pois achavam que a espiritualidade e a aparência estavam intimamente relacionadas, acreditavam que, quanto melhor era a aparência, maior era a espiritualidade.
A civilização grega tinha como característica o culto ao corpo, apreciavam a higiene, os cuidados com o físico e a prática de exercícios constante, assim, o uso da maquiagem também era importante. As mulheres usavam produtos principalmente para valorizar contorno dos olhos, deixando-os mais sombreados.
Em Roma, na antiguidade o uso de maquiagem e produtos para evitar o envelhecimento era frequente. Homens e mulheres passavam horas cuidando da aparência. Esses produtos eram feitos basicamente com gordura animal e extratos naturais.
Na Idade Média, com o predomínio das ordens da igreja, o uso de maquiagem é relacionado a características malignas e as mulheres que fossem flagradas usando maquiagem sofriam graves punições.
No Renascimento, pintar o rosto volta a ser um hábito valorizado, dava certo status e era sinal de elegância.
Entre os Séculos XVI e XVIII, o uso da maquiagem chegou ao seu apogeu. Era elegante usar maquiagem tanto por homens como por mulheres, que não pintavam apenas o rosto, mas todo o corpo com pó de arroz ou até mesmo farinha de trigo, pois era moda ter a pele bem clara. As bochechas e as bocas eram rosadas e os olhos eram delineados em preto.
No início do Século XIX, mudanças sociais ocorrem e o símbolo de mulher é aquela tem aparência, com pele clara e sem maquiagem. As mulheres que pintavam o rosto eram consideradas vulgares, portanto só eram usadas nos bordéis e teatros. A mulher tinha que manter uma aparência delicada. Nesta época as mulheres tinham o cuidado de não se expor ao sol, para evitar a possibilidade de bronzeamento da pele, uma vez que as mulheres que trabalhavam no campo, pela necessidade de se expor ao sol, tinham a pele mais morena. Assim, cor da pele passa a ser um diferenciador socioeconômico.
No Século XX novas mudanças sociais, a mulher assume outros papéis. Na década de 20 a busca pela igualdade de papéis entre homens e mulheres. É uma era em que a mulher procura se autoafirmar na sociedade e com isso vieram às mudanças. As mulheres usam o rimel, pintavam os olhos de preto usando sombras, e passavam rouge nas bochechas em exagero, e pintavam a boca em formato de coração. Nos anos 60 são marcados por acontecimentos sociais significativos: surge a minissaia, pílula anticoncepcional começa a ser usada e a maquiagem passa a ter tendências liberais. A maquiagem era importante principalmente para o público jovem. O contorno dos olhos era importante e os batons vermelhos são substituído pelos bem claros ou mesmo brancos. Os produtos preferidos eram os mais práticos e encontrava-se nas prateleira produtos cada vez mais diferenciados., cheios de ideias novas.
A partir da década de 90, a beleza não obedece mais regras, a imposição perde efeito e dá passagem ao estilo e personalidade própria. Passam a existir vários tipos de perfis, traçados pelas tribos urbanas ainda encontradas por todas as partes, como as patricinhas, mauricinhos, cults, clubbers, punks, góticos, surfistas, roqueiros, cada um com sua forma de usar a pintura no rosto com sinal de identidade grupal. A partir dessa década surgem também os milagrosos cremes redutores de rugas, e o botox fazem tanto homens como mulheres buscar a perfeição. Os produtos encontrados são extremamente diversificados e marcam tendências que permanecem até a atualidade.
Pintura corporal e tatuagens
A tatuagem é uma técnica baseda na pigmentação subcutânea através de agulhas. Tatuar o corpo está associada a deixar regitrado símbolos que são significativos para a pessoa ou grupos. A técnica é usada desde a antiguidade, como por exemplo a identificação de grupos sociais, marcação de prisioneiros, ornamentação e camuflagem.
O relato mais antigo do uso da tatuagem foi descobert991, nos Alpes, num homem do gelo, uma múmia de aproximadamente 5.300 anos que tinha a maior parte do seu corpo pigmentado.

<> <>

*Atividades para fazer em sala de aula!


Conheça Site Infantil Acesse :

http://www.smartkids.com.br/

Deixe seu comentário Obrigado !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado Obrigado.

Selo de Qualidade

Blog Criando Artes

Blog Criando Artes
Clique no logo e acesse

Gesso Canas

Gesso Canas
Clique e Acesse Site

Blog do Gui & Companhia

Blog do Gui & Companhia
By Ericka Vanessa

Kerolayne & Companhia

Kerolayne & Companhia
Sou Corinthiana !!!!!

Artes Design Informática

Artes Design Informática
By Ericka Vanessa (Ká)

Opção veículos

Opção veículos
By Ericka Vanessa (Ká)

Blog de Artesanatos da minha tia Rita

Blog de Artesanatos da minha tia Rita
Criação & Desenvolvimento By Ericka Vanessa

Felicidade

Felicidade

Informação

Informação