Bem Vindos Amiguinhos

Minha foto
Oi amiguinhos sou Kerolayne, postei vídeos, tenho histórias e brincadeiras infantis e também confira altas dicas de sites e jogos infantis .... Ah tenho também artesanato infantil. Confira !

Welcome

Welcome


Artes Design Informática

Artes Design Informática
Clique e Acesse Site

segunda-feira, 19 de março de 2012

Estações do Ano

ESTAÇÕES DO ANO


Estações do Ano
Grande parte de nossa vida gira em torno do clima e consequentemente das estações do ano: quando crianças logo nos acostumamos com as férias de verão e as de inverno, no mundo dos esportes, também temos aqueles que são praticados no verão e os que são praticados no inverno, e a agricultura então, depende muito do clima para ser bem sucedida e consequentemente abastecer nossa mesa com frutas, legumes e verduras.
Mas como se formam as estações do ano? Por que quando é verão aqui, em outras partes do mundo está fazendo um tremendo frio? É o que vamos saber agora!!!!
O astrônomo polonês Nicolau Copérnico, que viveu de 1473 a 1543, depois de muito estudo, muitos cálculos e observações descobriu que a Terra gira em torno do Sol, gerando um movimento chamado de translação e é este movimento que tem como principal consequência a mudança das estações.
Tudo acontece de uma forma muito sincronizada: a medida que a Terra gira em torno do Sol, o eixo terrestre (linha reta que une os polos norte e sul ) fica ligeiramente inclinado em relação ao plano do movimento. Por causa desta inclinação, a luz e o calor do Sol não chegam com a mesma intensidade em todos os pontos da Terra ao longo do ano. Dependendo da época do ano, o hemisfério sul pode receber mais calor solar do que o hemisfério norte. Neste caso, é verão no sul e inverno no norte. Quando é o hemisfério norte que recebe mais calor, é verão no norte e inverno no sul.
Outro fator que modifica à medida que mudam as estações do ano é a posição do Sol no céu e a inclinação dos raios solares. Fica fácil compreender isso com um exemplo: se você estiver em uma praia do hemisfério sul, ao meio dia, no início do verão, com certeza estará sentindo muito calor e isso ocorre porque os raios solares estarão chegando quase perpendiculares ao chão, portanto incidindo diretamente sobre você. Em função disso sua sombra também não fica visível, pois é projetada para baixo. Mas... Outra pessoa que esteja no mesmo instante no hemisfério norte, verá sombras imensas, indicando que os raios solares estão chegando um pouco inclinados, assim, nesta área é o início do inverno.
· Verão
· Outono
Curiosidade:
Foi no Império Romano que as estações receberam os nomes que usamos até hoje:
Primavera: primo vere ou “na primeira estação”.
Verão: derivado de primavera, veranum tempus ou “tempo primaveral”.
Outono: autúmum
Inverno: hibernum
(fonte: Revista Ciência Hoje para Crianças e Dicionário Houaiss)


Fonte: SmartKids

Deixe seu comentário Obrigado !

Dia do Artesão

19 de Março - Dia do Artesão


DIA DO ARTESÃO

Dia do Artesão
A tecnologia trouxe muitas modificações na vida das pessoas, muitas profissões ficaram ultrapassadas e até mesmo acabaram ou foram substituídas, mas existem outras que permanecem mesmo com o passar dos anos e com toda inovação trazida pela tecnologia justamente por sua peculiaridade. Uma dessas profissões é a de artesão.

O principal motivo dessa profissão ainda existir, e com muita força é em função da cultura de cada região, tanto em nosso país como em várias partes do mundo.

A palavra ?artesão? significa ?indivíduo que pratica arte ou ofício que dependem de trabalhos manuais?, isto quer dizer que qualquer peça produzida pelo artesão é única e foge de qualquer processo de produção em série realizado por indústrias.

A Smartkids preparou um super especial sobre Artesanato e Trabalhos Manuais para você saber tudo sobre os artesões e seus ofícios ? Bordadeiras, tecelãs, sopradores de vidros, ferreiros, sapateiros e muito mais. Não perca, clique aqui!


Parabéns á todos Artesãos

Fonte : SmartKids

Deixe seu comentário Obrigado !

Dia Mundial da Água

ÁGUA


Água
Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...
(Composição: Guilherme Arantes)
Já ouviu esta música? É do cantor e compositor Guilherme Arantes. Através dela o compositor mostra de uma forma inteligente o ciclo da água e sua importância para natureza. Escute com atenção para perceber.
O tema água atualmente é assunto de preocupação e discussões em nível mundial, pela sua importância e pelo fato de ser um recurso natural que corre o risco de se esgotar, daí a importância do Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, pois é um dia que leva à reflexão sobre a importância da água e sobre formas de utilizá-la de modo mais racional.
Importância da água
Praticamente todas as atividades do cotidiano evolvem a água, a higiene pessoal e do ambiente em que vivemos é um exemplo disso. A preparação de grande parte de alimentos também exige água, aliás, se não fosse a água, muitos alimentos importantes como frutas e verduras, não existiriam, pois dependem da água para seu crescimento. Assim, é impossível imaginar o planeta Terra sem a água!
Outro fator que mostra a importância da água é o fato do nosso corpo ser formado por 70% de água... Dá para acreditar? A água em nosso organismo tem dois papéis importantíssimos: participar do metabolismo, ou seja das reações químicas que ocorrem no organismo e controlar a temperatura, assim, através do suor há perda de calor e nosso corpo “esfria”, controlando a temperatura.
Mas... Há um detalhe importante...
Atualmente a escassez de água já é um problema mundial, devido a fatores que tem relação direta com a ação do ser humano no meio ambiente: desperdício, poluição, mudanças climáticas, tudo isso interfere no ciclo da água, fazendo com que diversos países já sofram as consequências de forma bem grave.
Segundo dados da OMS – Organização Mundial de Saúde, a falta d'água já afeta o Oriente Médio, China, Índia e o norte da África. Se nada mudar, até o ano 2050, calcula-se que 50 países enfrentarão crise no abastecimento de água. Isso envolve bilhões de pessoas com problemas em relação à água.
Existem soluções viáveis
Não adianta falar dos problemas se não pensarmos em soluções, e neste caso já há diversos estudos que mostram projetos viáveis para reduzir desperdícios, ampliar o saneamento básico e reduzir a poluição.
As soluções mais amplas têm que partir dos países desenvolvidos e em desenvolvimento, isso fica claro através de relatório emitido pela OMS – Organização Mundial de Saúde que apontam que se estes países fizessem um investimento adicional de US$ 11, 3 bilhões por ano nesta área resultaria num benefício de aproximadamente US$ 84 bilhões anualmente. Isso porque pessoas com acesso a água limpa e saneamento adoecem com menos frequência, além de custarem menos ao sistema de saúde, têm vida mais produtiva.
Há também informações de soluções bem-sucedidas em áreas que já sofrem com a escassez de água. Tudo isso pode que ser estudado com muito empenho e, principalmente ser aplicado o mais rápido possível.
Enquanto isso...
Mudanças mais amplas como as mencionadas acima levam tempo para serem efetivadas, mas, principalmente no que diz respeito à água, podemos contribuir para a reversão desse quadro através de atitudes simples, mas que pode fazer a diferença. Seguem algumas dicas:
ü Um banho de 15 minutos gasta, em média, 130 litros de água! O pior é que no Brasil o recordista de consumo de água é justamente o banho! Para reverter esse quadro tente diminuir o tempo do banho e ainda fechar a torneira enquanto está se ensaboando;
ü Na hora de escovar os dentes, nada de deixar a torneira aberta. Com essa atitude você economiza no mínimo 10 litros de água!
ü Na hora de lavar roupa o ideal é deixar acumular peças e lavar tudo de uma vez;
ü Para lavar louça o ideal é ensaboar tudo o que for lavar com a torneira fechada, só abrindo na hora de enxaguar;
ü Nada de lavar o carro ou a calçada com mangueira, pois o desperdício é maior;
ü Regular a válvula de descarga é sempre adequado para não precisar ficar apertando muito, o que gera desperdício;
ü Nunca deixe torneiras pingando ou canos furados, fazendo apenas "remendos", esses são fatores que provocam desperdício em longo prazo.
Se cada um fizer sua parte através dessas ações simples, pode ter certeza que muita coisa pode mudar no planeta!
O Brasil é privilegiado
Nosso país é privilegiado em termos de recursos hídricos: detém 20% de toda a água doce superficial da Terra. A maior parte desse volume, que corresponde a cerca de 80%, localiza-se na Amazônia.
Além disso, há uma reserva de águas subterrâneas é significativa: o aquífero Guarani, um dos maiores do mundo, cobre uma área subterrânea de quase 1,2 milhão de quilômetros quadrados, 70% dos quais localiza-se em território brasileiro.
Essa riqueza deve ser motivo para termos maior responsabilidade em relação ao controle do desperdício.
Curiosidades
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 80% dos casos de doenças no mundo resultam da ingestão de água contaminada, com mais de 25 tipos diferentes de enfermidades.
Você sabia que a água pode ser encontrada de formas diferentes na natureza? Para saber mais sobre os estados físicos da água, clique aqui!

*Atividades para fazer em sala de aula!

OCEANOS


Oceanos
Você já deve ter ouvido falar que o planeta “Terra”, tem, na verdade, muita mais água do que terra, e isso já está confirmado! Para você ter uma ideia, dos 510 milhões de quilômetros quadrados de superfície, 70,7% são ocupados pelos oceanos, que são grandes extensões de água salgada que ocupam as depressões da superfície terrestre.
Toda essa água foi formada por transformações que ocorreram na atmosfera terrestre ao longo de bilhões de anos, através da condensação de vapor d’água da atmosfera que atingiram a superfície terrestre em forma de chuva.
Os oceanos são muito importantes para a manutenção da vida em nosso planeta por vários motivos: são grandes produtores de oxigênio, e isso se deve principalmente à presença das microalgas oceânicas, também regulam a temperatura da Terra e interferem na dinâmica atmosférica, caracterizam tipos climáticos.
Além de tudo isso o mar é uma importante via de transporte, sua biodiversidade é equivalente à de ecossistemas terrestres e também é fonte de extração de minerais.
Apesar de estarem interligados, há áreas oceânicas que tem características diferentes, como por exemplo, em relação à temperatura, insolação, quantidade de sais dissolvidos e movimentos, tais como ondas, marés, correntes marítimas, assim por essas características foram divididos em cinco grupos, que recebem nomes diferentes, conforme será descrito à seguir:
Oceano Antártico: nome que se dá às partes dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico que atingem o continente Antártico, nas proximidades do Círculo Polar Antártico.
Oceano Ártico: formado por um conjunto de mares situados na parte norte do globo terrestre. É limitado pelas costas setentrionais (norte) da Europa, Ásia e América e o Círculo Polar Ártico. Sua extensão é de 14,06 milhões de quilômetros quadrados.
Oceano Atlântico: estende-se do continente antártico, ao sul, até a Groenlândia e o mar da Noruega, ao norte; a oeste limita-se com a América e a leste com a África e a Europa. Possui aproximadamente 90 milhões de quilômetros quadrados.
Oceano Pacífico: é o maior de todos, com 175 milhões de quilômetros quadrados. Estende-se da costa ocidental da América até a costa oriental da Ásia e da Austrália.
Oceano Índico: sua extensão é de aproximadamente 75 milhões de quilômetros quadrados e também é chamado de Mar das Índias.

*Atividades para fazer em sala de aula!

*Faça o download do PDF
do especial completo
Fonte Smart Kids
Deixe seu comentário Obrigado !

Dicas by Kerolayne e Companhia

Caixinhas Coelhinhos da Páscoa


Caixinhas Coelhinhos

Coelhinho vermelhinho...

...cheia de bombonzinhos.

Coelhinho verde...

...cheio de bombonzinhos

Coelhinha rosa...

...cheio de bombonzinhos..rss.

Eles ficaram uma fofura !!
Coelhinhos da páscoa que trazem pra mim ...um ovo, dois ovos, três ovos...assim... rsss...é meninas e mesmo faltando um mês para a chegada do coelhinho da páscoa...os supermercados ja estão abarrotados de ovos e as criançadas já enlouquecem as mães para que elas já comprem os ovos..rsss...E para entrar nesse clima aproveitei e fiz essas caixinhas de coelhinhos que comprei nesse fim de semana...achei elas muito fofas...e é uma ótima idéia para vc presentear nessa páscoa..vc enche elas de bombons e depois que acaba a pessoa ainda tem uma caixinha linda para guardar de lembrança...gostaram? É só encomendar que eu faço...rss...bjos e um ótimo dia pra vcs!
 

Deixe seu comentário Obrigado !

Selo de Qualidade

Blog Criando Artes

Blog Criando Artes
Clique no logo e acesse

Gesso Canas

Gesso Canas
Clique e Acesse Site

Blog do Gui & Companhia

Blog do Gui & Companhia
By Ericka Vanessa

Kerolayne & Companhia

Kerolayne & Companhia
Sou Corinthiana !!!!!

Artes Design Informática

Artes Design Informática
By Ericka Vanessa (Ká)

Opção veículos

Opção veículos
By Ericka Vanessa (Ká)

Blog de Artesanatos da minha tia Rita

Blog de Artesanatos da minha tia Rita
Criação & Desenvolvimento By Ericka Vanessa

Felicidade

Felicidade

Informação

Informação